Couro - A Beleza que nos Encanta.

Vivemos em um mundo moderno que ama a beleza, seja ela nas pessoas ou em suas vestes. E para começar essa semana, resolvi abordar um tema comum nas ruas paulistanas e no mundo fashion. Porém poucos que conheço sabem dominar esse tema tão bem....


Foto Divulgação

Falar de Couro não é apenas falar de um produto da moda, e sim da história da humanidade... Desde os primórdios de nossa civilização, o couro foi um aliados poderosos, pois, no frio nos aquecia, na caça, usamos como camuflagem e até mesmo como proteção.... O Ser Humano é dotado de uma habilidade incrível chamada de CRIATIVIDADE e INTELIGÊNCIA e ao longo dos anos comprovamos que somos ótimos em CRIAR. Porém, aprendemos também a necessidade de sempre renovar e "recriar"o que já existe. O que esquecemos é muitas vezes, de preservar o que a natureza nos oferece, de forma consciente. 


Prótese mais antiga, feita de madeira e couro, encontrada em uma Múmia Egípcia.
Foto Divulgação

O Couro é a pele de um animal curtida e é utilizada como um material nobre para a confecção de diversos artefatos, como por exemplo: roupas, acessórios, bancos automotivos, chapéu e até mesmo uma prótese, que foi encontrada em uma tumba no Egito... 

Os Egípcios já utilizavam o Couro Curtido em sapatos, acessórios, utensílios de cozinha e até mesmo em próteses (foto acima). Foi comprovado que na China a fabricação de objetos em couro, já era feito muito antes da Era Cristã. Sabemos que os Hebreus e os Babilônios também usaram formas de curtimentos do Couro e que os Gregos, na antiguidade, possuíram curtumes.


Couros
Foto Divulgação

Até Pérgamo não ficou de fora dessa história, pois a cidade é famosa por desenvolverem os pergaminhos e lógico que não poderiam faltar o couro... Eles produziram pergaminhos feitos de couros de ovelha, cabra ou bezerro. Aprendemos que essa peça tão familiar nos dias de hoje é um objeto de desejo e que tem mil e uma utilidades.


Trabalho artesanal do couro
Foto Divulgação

O Couro se tornou uma peça fundamental na história e que em épocas sombrias, quase privamos a Natureza desse lindo e admirável produto. E foi recentemente que criamos uma onda de conscientização e começamos a mudar vários quesitos da nossa história, pois para continuar a sobreviver no planeta Terra, devemos aprender a RETIRAR da Natureza e DEVOLVER a Natureza sem grandes estragos, como o próprio ciclo natural o faz! E por isso, volto a falar que o Couro é uma história pura e linda, pois tem muito à nos ensinar.

O Couro acabou deixando muitos animais na lista de extintos ou com risco de extinção, mas hoje em dia temos muitos recursos que acabam salvando os animais dessa lista... Nos dias atuais, o Couro mais utilizado é o de boi, pelo fato de ser abundante e ter o preço mais baixo. O segundo mais utilizado no mercado é o Couro de Cabra,que também é abundante, porém de uma qualidade melhor e acaba tornando o mercado mais competitivo.


Couro sendo Curtido
Foto Divulgação

Ao longo do tempo, aprendemos a manusear uma arte milenar e a deixa la mais bela... Hoje contamos com uma vasta variedade de produtos derivados do Couro, seja ele natural ou sintético. A Moda se tornou o principal  consumidor do Couro, depois dela vem o mercado de Decoração e a Arquitetura, isso mesmo, a Arquitetura está começando a reciclar o couro em suas construções e logo será um dos maiores consumidores do Couro.


Couro sendo reciclado como revestimento de paredes.
Foto Divulgação

Vocês devem estar pensando o seguinte: Aonde ele quer chegar com essa história??? 

O assunto que quero abordar é o Ecologicamente Correto... Exato, o Couro pode ser um produto Ecologicamente Correto, sem danos à Natureza.

Há alguns dias, eu soltei na página Oficial do Programa The One a seguinte Foto: 




Antes de explicar o que é a foto... Preciso contar uma coisa há vocês...

O couro é um produto nobre e lógico que é desejado por muitos, sejam mulheres ou homens, pelo simples fato de ser Elegante e Belo ao mesmo tempo... Mas fui apresentado ao Couro Exótico e acabei encantado pelo mesmo.

Aos poucos, o Couro Exótico está ganhando o gosto dos fashionistas de plantão. E este novo grupo é formado por alguns animais que você vai achar um pouco estranho, mas são a nova aposta do mercado de Luxo.
 Os avestruzes, tilápias, jacarés, capivaras, javalis, peles do pé de galinha, queixadas e outros animais, estão ganhando prestígios, pois se tornaram comidas exóticas e seu couro se tornou uma peça nobre e desejável. Antes o material era descartado na Natureza e hoje é utilizado na confecção de calçados, bolsas e acessórios... Um material que antes poluía se tornou um diamante aos olhos dos estilistas.

Couro de Tilápia
Foto Divulgação
 A Capital da Moda no Brasil está prestes a ganhar uma marca que se especializou nos Couros Exóticos e lógico que obtive acesso as novidades que estão por vir, por isso tirei aquela foto e postei na página do programa The One.

Acabei deixando muita gente curiosa!!! Adoro fazer isso, rs.

O Couro de Tilápia enobrece a peça e é ecologicamente correto, antes de se usar como matéria prima para acessórios, o couro era descartado na natureza e até mesmo usado na composição de ração para a alimentação das próprias Tilápias.

Couro de Tilápia sendo manuseado
Foto Divulgação

Valorizado pela sua beleza, o Couro de Tilápia tem uma alta resistência, flexibilidade e propriedade térmica. A matéria prima é renovável e encontrada e abundância em criadouros e pesqueiros, sendo assim, não agride a Natureza. Não é qualquer um que pode trabalhar com o Couro Exótico no Brasil, pois o IBAMA tem que liberar a autorização para a comercialização do mesmo, caso contrário será considerado criminoso, podendo ser atuado e até mesmo ir parar atrás das grades.

Couro de Tilápia na cor Verde
Foto Divulgação
A textura do Couro da Tilápia é única e fica lindíssima em uma bolsa ou até mesmo em uma pulseira. 

 Abaixo selecionei algumas fotos de peças em Couro de Tilápia e confesso que são enlouquecedoras....

Peça em Couro de Tilápia
Foto Divulgação

Peça em Couro de Tilápia
Foto Divulgação

Peça em Couro de Tilápia
Foto Divulgação

Peça em Couro de Tilápia
Foto Divulgação

Peça em Couro de Tilápia
Foto Divulgação

Peça em Couro de Tilápia
Foto Divulgação

Peça em Couro de Tilápia
Foto Divulgação


Peça em Couro de Tilápia
Foto Divulgação

Beijos queridos e até a próxima..

O Retorno de um Divo.

Quem nunca viu ou ouviu falar do elegante homem de Terno e Salto Alto ensinando as mulheres a andar de Salto Alto nos programas de TV? Poi...